sábado, 18 de fevereiro de 2017

Cinema - O 'milagre' de Dunkirk


         "Dunkirk", dirigido por Christopher Nolan (A Origem, Trilogia Cavaleiro das Trevas), chega aos cinemas brasileiros em julho desse ano. De acordo com a sinopse do filme, os espectadores verão a representação de uma operação real conhecida como "Operação Dínamo" ou "Evacuação de Dunkirk", que ocorreu durante a Segunda Guerra Mundial. 


        Preguiça Geek toma a liberdade de tentar falar um pouquinho mais sobre o que seria exatamente essa Operação Dínamo e mostrar o quão relevante ela foi para muitos dos países envolvidos no conflito. 
         Após o período conhecido como "The Phoney War" ou "Guerra de Mentira", que compreende setembro de 1939 a abril de 1940 e que é definido por um momento sem movimentações de nenhum dos lados envolvidos, a Wehrmacht (Forças Armadas Alemãs) iniciou a "blitzkrieg" ou "guerra-relâmpago", invadindo e destruindo alguns territórios europeus. O avanço inesperado do exército alemão acabou por prender exércitos britânicos e franceses nas praias ao redor de Dunkirk e, consequentemente, mais de 300 mil homens tornaram-se alvos fáceis dos alemães. Para contornar a situação, o almirante Bertram Ramsay criou a Operação Dínamo, com o objetivo de resgatar o maior número de soldados encurralados. 


          A operação começou em maio de 1940, contando com pequenos barcos, os únicos que conseguiam chegar próximo ao local em que os soldados estavam, já que o litoral apresentava baixa profundidade, dificultando muito a mecânica de deslocamento de barcos maiores. Posteriormente era feita a transferência desses homens para um barco maior que os levaria até um porto no sul da Grã Bretanha. 
           Um fato que intriga muitos historiadores do período é o motivo exato pelo qual as Forças Armadas Alemãs não atacaram Dunkirk com mais "força", sendo esse momento considerado por alguns como um erro cometido por Hitler. 
            A operação foi responsável pelo resgate de aproximadamente 340 mil homens e foi chamada de "milagre" por Winston Churchill.


              A versão cinematográfica conta com Harry Styles (conhecido por ser parte da banda One Direction), Tom Hardy (Mad Max), Cillian Murphy (Batman Begins), Mark Rylance (Ponte dos Espiões), Kenneth Branagh (Operação Sombra: Jack Ryan), entre outros. 



Preguiça Fêmea Autor

Um comentário:

  1. Muito obrigada por compartilhar a resenha deste filme. Na minha opinião, este foi um dos melhores filmes de guerra que foi lançado o ano passado. O ritmo é bom e consegue nos prender desde o princípio. Eu assisti o Dunkirk filme completo legendado no cinema e recomendo. Adorei esta história, por que além do bom roteiro, realmente teve um elenco decente, elemento que nem todos os filmes deste gênero tem. Amei todos os personagens. O filme superou as minhas expectativas, realmente vale a pena.

    ResponderExcluir